Com fortes chuvas, saúde, lojas, rodoviária e canais são inundados em Aracaju-SE
Foto: Rafael Carvalho/TV Sergipe
Todo o estado de Sergipe está com alerta de chuvas moderadas a intensas, além de ventos fortes, trovoadas e descargas elétricas desta quinta-feira (4) até o sábado (6). A informação foi divulgada pela Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas (Semac). Até o início desta manhã, o alerta valia apenas para municípios do Alto Sertão.
Segundo a Semac, a instabilidade ocorre devido às altas temperaturas e umidade atmosférica. Em Aracaju, a Defesa Civil registrou 70 milímetros de chuvas até as 11h desta quinta, com maior concentração na Zona Sul, onde há registros de transbordamentos de canais.
A Rodoviária Governador José Rollemberg Leite, no Bairro Capucho, Zona Oeste da capital, foi tomada pelas águas das chuvas, assim como lojas do Centro e unidades de saúde [veja nota abaixo]. Também há registros de transbordamentos de canais e engarrafamentos no trânsito de toda a cidade.
De acordo com o tenente-coronel e secretário da Defesa Social e da Cidadania de Aracaju, Silvio Prado, foi registrado um grande volume de chuva na capital. Apesar dos transtornos, não houve registro de desabrigados e desalojados.
A gerência de Meteorologia da Semac orienta a população para a possibilidade de ocorrência de situações de risco como alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos, transbordamento de rios e lagoas.
Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada através do serviço emergencial 199.
Atendimentos suspensos
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que os atendimentos da unidade Francisco Fonseca será suspenso durante todo o dia, e os do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro Farolândia, no turno da manhã desta quinta. Um fluxo de água externo adentrou ambos os equipamentos de saúde e impossibilitou a continuidade dos atendimentos.
Os usuários que têm a Francisco Fonseca como unidade de referência podem buscar suporte na unidade mais próxima a ela, a USF José Quintiliano. Os procedimentos agendados serão remarcados.
Os atendimentos marcados no CEO também serão reagendados e os usuários devidamente informados. A SMS trabalha para que os atendimentos retornem à normalidade o mais breve possível.