04/04/2024

Com fortes chuvas, saúde, lojas, rodoviária e canais são inundados em Aracaju-SE


Chuva provoca prejuízos em Canindé de São Francisco — Foto: Redes Sociais

Foto: Rafael Carvalho/TV Sergipe

Todo o estado de Sergipe está com alerta de chuvas moderadas a intensas, além de ventos fortes, trovoadas e descargas elétricas desta quinta-feira (4) até o sábado (6). A informação foi divulgada pela Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas (Semac). Até o início desta manhã, o alerta valia apenas para municípios do Alto Sertão.

Segundo a Semac, a instabilidade ocorre devido às altas temperaturas e umidade atmosférica. Em Aracaju, a Defesa Civil registrou 70 milímetros de chuvas até as 11h desta quinta, com maior concentração na Zona Sul, onde há registros de transbordamentos de canais.

Rodoviária Governador José Rollemberg Leite, no Bairro Capucho, Zona Oeste da capital, foi tomada pelas águas das chuvas, assim como lojas do Centro e unidades de saúde [veja nota abaixo]. Também há registros de transbordamentos de canais e engarrafamentos no trânsito de toda a cidade.

De acordo com o tenente-coronel e secretário da Defesa Social e da Cidadania de Aracaju, Silvio Prado, foi registrado um grande volume de chuva na capital. Apesar dos transtornos, não houve registro de desabrigados e desalojados.

A gerência de Meteorologia da Semac orienta a população para a possibilidade de ocorrência de situações de risco como alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos, transbordamento de rios e lagoas.

Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada através do serviço emergencial 199.

Atendimentos suspensos

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que os atendimentos da unidade Francisco Fonseca será suspenso durante todo o dia, e os do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro Farolândia, no turno da manhã desta quinta. Um fluxo de água externo adentrou ambos os equipamentos de saúde e impossibilitou a continuidade dos atendimentos.

Os usuários que têm a Francisco Fonseca como unidade de referência podem buscar suporte na unidade mais próxima a ela, a USF José Quintiliano. Os procedimentos agendados serão remarcados.

Os atendimentos marcados no CEO também serão reagendados e os usuários devidamente informados. A SMS trabalha para que os atendimentos retornem à normalidade o mais breve possível.

FONTE: https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2024/04/04/chuvas-em-sergipe.ghtml 

 
Fale Conosco pelo WhatsApp